Previdência privada ou seguro de vida? Por que tanta gente confunde os dois?

Maurício Amorim, corretor franqueado Life Planner® da Prudential do Brasil
Previdência Privada e Seguro de Vida tem características distintas. Confira em nosso artigo o que cada um pode proporcionar.

Conforme sempre digo aos meus clientes, o seguro de vida é uma ferramenta para proteger você e as pessoas que você ama, caso aconteça algum imprevisto, inclusive a sua morte.

Para isso, você paga mensalmente ou anualmente um prêmio, que te oferece proteção garantida por uma seguradora. Um exemplo de seguradora é a Prudential, da qual, além de ser sócio de uma Corretora Franquiada, sou também cliente.

O seguro protege principalmente o momento presente. Em função disso, muita gente me pergunta: - Maurício, qual é a diferença entre seguro de vida e previdência privada?

Primeiramente, é preciso que você entenda que seguro de vida não é a mesma coisa que previdência privada. O seguro de vida já te protege desde a primeira mensalidade e te dá o direito de receber o benefício contratado caso alguma coisa que aconteça a partir do início da apólice. Ou seja, você protege o PRESENTE. É uma proteção para a renda que você ainda não gerou, mas poderia ter gerado se o sinistro não tivesse acontecido.

Logo, o seguro de vida pode incluir coberturas além da indenização por morte, como aquelas que cobrem invalidez, doenças graves ou incapacidade temporária para o trabalho, para profissionais liberais. Neste caso, mesmo quem não tem dependentes pode se beneficiar dessas coberturas de risco, uma vez que você é sempre o seu principal dependente. É importante levar isso em consideração na decisão de contratar um seguro de vida.

Já a previdência privada serve para se proteger o FUTURO. É a acumulação de valor ao longo de um tempo pré-determinado, para que você tenha uma aposentadoria mais tranquila. Naquele momento em que você precisa de uma reserva, já que, naturalmente a sua capacidade produtiva diminui.

Teoricamente, tanto o seguro de vida quanto a previdência privada contam com benefícios tributários. O valor recebido a título de indenização de seguro de vida é isento de imposto de renda e a previdência privada não, mas conta com alguns incentivos. Porém, a jurisprudência recente do STF (Superior Tribunal Federal) já entende que os planos de Previdência Privada devem ser inventariados.

Os planos de previdência são tributados como investimentos, mas de maneira distinta. Quem compra pode escolher entre a cobrança de imposto de renda pela tabela progressiva (que varia de zero a 27,5%) ou regressiva (que varia de 35% a 10%), conforme a sua escolha, quando você ou os beneficiários resgatarem o dinheiro.

No caso dos planos de previdência do tipo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), indicado para quem declara o imposto de renda pelo modelo completo, é possível deduzir os aportes até o limite de 12% da renda anual. Mas no momento do recebimento a tributação incide sobre o valor integral.

 

Seguro de Vida

Previdência Privada

·         Protege o MOMENTO PRESENTE

·         Já protege desde a primeira mensalidade

·         Proporciona renda imediata e líquida no caso de um sinistro

·         Valores não passam por inventário

·         Isento de IR

·         Protege o FUTURO

·         Protege após o período determinado para a reserva

·         Proporciona renda no futuro

·         STF já entende que valores de Previdência Privada devem passar por inventário

·         Dependendo do plano escolhido são tributados pela tabela progressiva ou regressiva de IR

 

Também é importante reforçar que o seguro não é investimento. Nos investimentos pretendemos retorno financeiro, enquanto o seguro de vida te dá um retorno de tranquilidade.

Dessa forma, caso ocorra um sinistro, não importa quantas parcelas você tenha pago até o momento do ocorrido, a seguradora irá pagar o benefício acordado para você e as pessoas que você escolheu como beneficiárias.

O seguro de vida tem como foco a proteção da vida e familiares. Por isso reforço com os meus clientes que Seguro, Previdência e Investimentos são produtos COMPLEMENTARES em sua carteira financeira.

Lembre-se: o seu maior ativo financeiro é a sua capacidade produtiva. Por isso é tão importante protegê-la dos riscos que todos estamos sujeitos ao longo da vida.

Fico feliz em dividir essas informações com vocês. Para ter uma conversa mais aprofundada comigo, me envie uma mensagem clicando aqui.